Vai abrir um comércio eletrônico? Isso vai te ajudar!
- Leonardo Duarte
- 3 de jul. de 2018
- 3 min de leitura
Atualizado: 10 de jul. de 2018
Qual a primeira coisa a se fazer quando alguém decide vender seus produtos online?
O primeiro passo é fazer um levantamento do mercado online, separando os dados para entender como é o desempenho do segmento onde pretende atuar. Além disso é necessário estudar as leis, que são específicas para o comércio eletrônico e avaliar potenciais dificuldades como, por exemplo, a parte logística do negócio. Muitos produtos campeões de venda no varejo tradicional podem fracassar no universo online devido a dificuldade de entrega ou montagem por exemplo.
Que cuidados é preciso ter ao anunciar e vender seus produtos online?
Os principais cuidados estão na gestão do negócio, sem um bom estudo e planejamento prévio as chances de enfrentar dificuldades para efetuar as vendas são enormes. Assim como no mercado tradicional é preciso saber para qual público você quer vender e quais produtos esse público quer comprar. Além disso os cuidados na área de relacionamento com os clientes no mundo digital é fundamental para criar uma boa reputação online.
Qual o tamanho do investimento para vender produtos online?
Isso depende muito do segmento onde a empresa irá atuar. Existem modelos onde a loja física já existe, com estoque, recursos humanos e materiais, nesse caso o investimento é bem menor pois será criado apenas mais um canal de venda. Já para empresas que nascem direto no modelo digital, o esforço de criar visibilidade e reputação será muito maior, exigindo mais investimento. Em qualquer um dos casos será necessário investir em uma plataforma de vendas online e em mídias digitais.

Quanto tempo após iniciar as vendas online é possível ter retorno?
Difícil prever. As vendas efetivamente podem começar imediatamente, já o retorno do investimento e lucro vão depender do tamanho do negócio que foi implementado. Tudo isso pode ser previsto no plano estratégico de marketing digital, onde o empreendedor poderá simular os cenários de curto, médio e longo prazo com base nos resultados históricos já obtidos por lojas semelhantes no mesmo segmento. No universo digital o retorno é muito ligado também ao tamanho do investimento, é preciso estar presente nas ferramentas de busca, redes sociais, fazer parcerias com influenciadores, ou seja, quanto mais pessoas acessarem seu site de vendas, maior será seu resultado.
Vendas online são um caminho sem volta?
Sem dúvida. No Brasil já existem mais linhas de telefone celular do que habitantes e grande parte delas com acesso a internet através de smartphones. O acesso aos sites via desktop vem caindo e através do celular aumentando. Isso demonstra que a tecnologia está acessível a uma quantidade de pessoas nunca antes vista. O medo de comprar online está caindo a cada ano, hoje em dia, até os mais idosos fazem compras regulares pela internet. Ano passado as vendas durante as promoções de Black Friday bateram recorde no Brasil e vêm crescendo a cada ano, isso demonstra que a venda online já está consolidada entre pessoas de todas as idades.
Que conselhos são essenciais para quem quer vender seus produtos online e não sabe por onde começar?
Faça um bom estudo prévio do mercado onde deseja atuar. Muitos empreendedores que já fazem sucesso no varejo tradicional acredita que basta abrir um site e começar a vender no mesmo patamar para mais pessoas, mas não é bem assim. O universo online abre as portas do mundo para os produtos mas também gera uma concorrência global onde quem for mais criativo e eficiente vai levar vantagem. Um bom plano de negócios, levando em conta todos os aspectos do mercado digital, ainda é o melhor caminho para minimizar erros e ajudar a seguir na direção correta.
Comments